OUTONO & INVERNO 2022-23

Cada coleção guarda uma história...

/ A ROTA DA TRANSUMÂNCIA

A Transumância era uma grande viagem de rebanhos e pastores para as pastagens das montanhas no verão e o regresso para as planícies no início do inverno com o objetivo de assegurar alimentação ao gado durante todo o ano.

Ao longo de muitos séculos, pelas Rotas da Transumância, viajavam rebanhos, pastores e os seus cães de região em região e também os costumes e tradições inerentes a cada povo.Os pastores exibiam os seus rebanhos, enfeitavam os focinhos e os chifres dos animais com pompons e campainhas coloridas para assinalar a grande festa da pastorícia que terminava com a benção do gado. 

Atualmente, esta tradição ancestral é apenas celebrada através de festas e romarias que recriam esta viagem de pastores e rebanhos entre as serras da Estrela e Montemuro. 

O registo da última Transumância foi em 1999 na Serra do Montemuro.

Esta coleção é um tributo aos pastores, aos rebanhos e às Rotas da Transumância. 

Enfeitamos as peças com pompons coloridos em lã e burel como os pastores enfeitam os seus rebanhos.


Na tecelagem, contrastam os tons naturais da lã das ovelhas com puxados e riscas nas cores desta grande festa da pastorícia.


/ TINTUREIRA

A arte do tingimento tem um longo passado. 

A utilização de pigmentos naturais, corantes e o tingimento são tão antigos quanto os próprios têxteis. Até ao séc. XIX todas as tintas tinham origem em produtos naturais.

Nesta coleção demos uma especial importância à arte de tingir a lã de forma artesanal que é tão fascinante quanto enriquecedora, porque proporciona um encontro com diferentes matérias-primas disponíveis na Natureza e um reencontro com técnicas e conhecimentos ancestrais.


Para dar cor aos tecidos, recorremos a plantas locais, recuperando a tradição da utilização de plantas tintureiras que nos oferecem um rico e variado conjunto de tonalidades e que tanto contribuem para a originalidade das nossas coleções.

Tintureira é uma linha de tecelagem produzida nos nossos teares com as cores naturais da lã, entrelaçadas com fios tingidos artesanalmente a partir de plantas da nossa aldeia.

Os tons esverdeados são conseguidos a partir da urtiga que temos que apanhar com luvas.


O tom amarelo-torrado é obtido a partir das barbas-dos-carvalhos que são líquenes que existem em grande abundância no nosso território e são sinal da excelente qualidade do ar.


O castanho é extraído das folhas de nogueira e os rosados das amoras das silvas. Os tons avermelhados da ruiva-dos-tintureiros, que é uma espécie originária da Ásia, é o único que não colhemos na nossa terra.


/ ARTE DE TECER

A serra faz parte da nossa natureza e nós fazemos parte da serra.

É a serra que nos inspira e motiva a cada estação na produção de peças únicas, diferentes, com qualidade, que reinterpretam o passado e as tradições de forma consciente, com criatividade e inovação.

Hoje continuamos a tecer utilizando os teares que passaram de geração em geração, mantendo viva a arte de tecer, prolongando uma História que vem de longe.

A cada coleção assumimos o compromisso de apresentar produtos autênticos, com novas texturas, cores e padrões que reforçam a nossa identidade, respeitam a natureza e a montanha e contam histórias da beleza da nossa região.

Nesta coleção, as Histórias ganham vida com a tecelagem Transumância onde contrastam os tons naturais das ovelhas com as cores da grande festa da pastorícia e a tecelagem tintureira que entrelaça fios tingidos com as plantas da nossa aldeia.

PEÇAS DE TECELAGEM


/ MALHA

As peças em malha são uma parte importante da coleção que conjugam arte manual, tradição, conforto térmico e que tornam ainda mais originais as peças de tecelagem quando se misturam na conjugação de encaixes, carapuços e cachecóis.

PEÇAS EM MALHA


/ O BUREL

É um tecido artesanal feito de lã de ovelha, desde sempre associado à montanha e aos pastores.

O burel faz parte da História do Montemuro através das capuchas usadas pelos pastores para se abrigarem do frio, da neve e da chuva durante o inverno.

O burel, antigo tecido dos pastores, evoluiu para as peças de vestuário originais que conjugam o design, a arte manual e a tradição.

A densidade do burel dá-lhe uma forte resistência ao uso e permitem a criação dos tradicionais bordados recortados à mão e cosidos no próprio tecido, que resultam em bonitos padrões com formas inspiradas na natureza.


Nesta estação enfeitamos as peças de burel com os tradicionais recortes, botões bordados e pompons coloridos, um tributo aos pastores, aos rebanhos e às Rotas da Transumância.

PEÇAS DE BUREL

* De momento, as peças da nova coleção só podem ser feitas por encomenda.